Segurança
Não existe exercício demais
Antes de fazer sua viagem através do Atlântico, tente treinar o máximo possível. Treinamentos como assistência médica e primeiros socorros, manutenção de equipamentos e solução de problemas a bordo são todas as coisas que são úteis quando você está no mar! Não importa o papel que você desempenha no barco – treinar dessa maneira é inestimável.
Leve mais tripulação
Pode parecer uma boa ideia fazer a viagem em pares ou três – ou até mesmo fazer a viagem sozinho. Embora isso possa ser uma experiência emocionante, não subestime o quão cansativo será ao cruzar o oceano. Se algo acontecesse, seria muito melhor ter uma tripulação maior. Confie em nós – você torna a vida muito mais fácil para você.
Vai devagar
Ninguém fica mais cansado do que um corredor que começa uma maratona com um sprint. O mesmo acontece quando se trata de cruzar o Atlântico – não vá a todo vapor no começo. Levará pelo menos alguns dias para que sua equipe comece a se sentir confortável com uma rotina definida. Sua tripulação (e seu barco) agradecem por ter calma desde o início e não forçar muito.
Fique seguro em todos os momentos
A sua segurança e da sua tripulação é o mais importante ao completar uma viagem através do Atlântico. Use coletes salva-vidas sempre que possível, especialmente à noite ou com mau tempo.
Não fique sem combustível – você nunca pode ter muito. Traga jerry cans – você nunca sabe quando precisará atingir a terra para obter mais combustível.
As 20 principais dicas de segurança para você e seu iate
É razoável supor que em algum momento a pequena tripulação de um barco de recreio particular viajando por áreas remotas da Austrália ou de um país estrangeiro encontrará um estranho que deseja embarcar em seu barco com intenção nefasta. A maioria dos barcos particulares não carregam armas e os órgãos oficiais recomendam que esta seja a melhor política – muitas vezes pode-se virar a arma de uma pessoa contra ela ou escalar uma simples tentativa de roubo. Também é ilegal portar armas de fogo na maioria dos países. A melhor defesa é a preparação. Abaixo estão algumas sugestões que podem minimizar o risco de seu barco ser roubado.
1. Verifique e siga todos os avisos de viagem fornecidos no site de viagens do governo australiano www.smartraveller.gov.au e no internacional www.noonsite.com. Não visite áreas onde os problemas são conhecidos.
2. Viaje em companhia ou funde perto de outros barcos em áreas questionáveis. Isso deve deter os ladrões, mas na pior das hipóteses, deve fornecer ajuda nas proximidades.
3. Mantenha algumas cordas velhas ou correntes na popa do barco, e se você for seguido/aproximado por um barco suspeito enquanto estiver navegando, siga-o atrás de você na tentativa de contaminar a hélice do intruso. Ligue para assistência local via rádio VHF. Se você for abordado por um barco suspeito à noite e tiver um sinalizador, atire no ar acima do navio. Escreva uma descrição do barco quando a tocha o iluminar.
4. Fotografe qualquer pessoa que você não reconheça se aproximando do seu barco.
5. Etiqueta e fotografe qualquer equipamento que possa ser facilmente removido do seu barco. Se for roubado, isso ajudará a polícia a recuperá-lo ou a companhia de seguros a substituí-lo.
6. Seja simpático e amigável com os habitantes locais. É menos provável que alguém roube você se tiver falado com você, trocado mercadorias ou recebido doces para seus filhos de você.
7. Feche todas as escotilhas, portas e janelas à noite ou ao sair do barco. Fixe permanentemente telas de segurança ou telas de arame reforçado a janelas e persianas que você deseja deixar abertas.
8. Instalar um sensor de movimento ou CCTV para cobrir a escotilha/porta de acesso principal. Coloque sinais para avisar as pessoas que eles estão instalados no navio. Coloque uma placa mesmo que você não tenha montado este equipamento.
9. Guarde todos os pequenos aparelhos e equipamentos de navegação que não estejam em uso fora da vista, de preferência em um armário ou gaveta trancada. Inclui rádios portáteis e GPS, computadores que não estão permanentemente instalados, binóculos e óculos de sol graduados.
10. Se você convidar os locais a bordo, não os deixe vagar pelo barco ou mostre-lhes vários itens que podem ser facilmente levados com você.
11. Mantenha garrafas de álcool fora de vista. Isso poderia agilizar uma visita de retorno mais tarde.
12. Não guarde pequenos objetos de valor – carteira, telefone, computador, bolsa, etc. – no salão principal. Mantenha-os lá embaixo e fora de vista.
13. Considere deixar uma “carteira falsa” no salão, contendo alguns cartões de crédito antigos/vencidos e uma pequena quantia de dinheiro.
14. Esconda todas as joias, moedas, documentos originais, passaportes, etc. em um local bem escondido. Faça duplicatas de todos os papéis essenciais e mantenha-os separadamente.
15. Não deixe seu bote atrás do barco durante a noite, a menos que tenha certeza de que é seguro fazê-lo. Caso contrário, traga-o para o convés todas as noites.
16. Cadeado externo e âncoras sobressalentes no convés ou púlpito.
17. Bloqueie com cadeado quaisquer caixas ou armários de armazenamento externo.
18. Instale um ferrolho forte na porta da cabine ou na escotilha da passarela, que pode ser travada por dentro e por fora.
19. Pendure algumas campainhas altas na maçaneta interna da porta ou na escotilha deslizante – elas devem dar um aviso para abrir a porta/obturador.
20. Mantenha um telefone e dispositivo de segurança pessoal ou sirene em sua área de dormir.
Se você suspeitar que alguém está a bordo do seu barco enquanto você estiver abaixo, faça muito barulho imediatamente. Desligue o alarme pessoal se você tiver um. Se estiver sozinho, fale alto com “alguém”. Faça ou finja que está chamando a polícia. Dê tempo ao ladrão em potencial para fugir para evitar um confronto.
Se você for forçado a um confronto, mantenha algum tipo de spray em sua cabine de dormir da frente. O spray de vespa é excelente – está disponível nas principais lojas de ferragens, mercearias e jardinagem. Produz um spray químico forte e estreito que pode percorrer 3-4 metros. Isso deve ser altamente irritante para um visitante indesejado. Mace é ilegal na Austrália, mas está disponível em alguns países estrangeiros. Isso também pode ser um spray útil de perto.
Se todos os itens acima falharem e você se deparar com um intruso em seu barco, tente se comprometer. Ofereça algo que eles provavelmente vão querer em troca de sua partida imediata. A maioria dos ladrões quer dinheiro ou itens com um bom valor de troca – relógios, câmeras, computadores. Eles podem rejeitar itens marcados permanentemente com um tipo óbvio de identificador. Sabíamos de um iate que realmente pediu aos invasores que deixassem seu computador de navegação para trás porque não podiam navegar sem ele. Os ladrões levaram muitas coisas, mas deixaram o computador de navegação para trás.
Se o intruso estiver armado com uma arma importante, ele claramente tem a vantagem e você não deve tentar defender seu barco de forma imprudente. “Roubo e vivo” é sempre melhor do que “ferido ou morto”.
Se você for roubado, denuncie imediatamente às autoridades locais. Sabemos de um barco que viajou em uma área remota da Indonésia e a maioria de seus itens roubados foram recuperados pela polícia local e devolvidos. Outros amigos que foram roubados nas Filipinas não recuperaram seus bens, mas a polícia pegou os ladrões, que receberam uma sentença de prisão substancial. A maioria das autoridades locais responderá positivamente a uma denúncia de roubo e tentará resolver o crime. Mesmo que você não recupere sua propriedade, seu relatório pode ajudar as autoridades a identificar e prender os ladrões e evitar que o mesmo aconteça com outro barco.