
A própria marca do designer de interiores holandês Eric Kuster vive sob a marca Metropolitan Luxury. Não poderia haver duas palavras mais adequadas para sentar lado a lado e descrever seu estilo inimitável, que se baseia no equilíbrio perfeito entre clássico e contemporâneo, europeu e internacional.
Além de projetos residenciais exclusivos de Curaçao a Londres, seus projetos também incluem design de interiores de iates e hotéis, bem como projetos de design de interiores comerciais, desde o lendário clube de Amsterdã Jimmy Woo’s até o estádio Camp Nou de Barcelona. Kuster supera consistentemente as expectativas de seus clientes, que são tão exigentes quanto proeminentes. Ele consegue garantir que os elementos individuais sejam tão impecáveis quanto o todo. De cada tecido a cada peça de mobiliário, e de cada obra de arte a cada combinação de cores, o artesanato é fundamental. O nativo holandês diz sobre seu trabalho: “Há uma assinatura, mas cada projeto é feito sob medida, como criar um vestido de alta costura ou terno sob medida. Tem que ser o encaixe perfeito. Eu não copio e colo.”
Desde que estabeleceu sua própria marca em 1999, Eric Kuster tornou-se um designer de interiores de renome mundial que tem muitos nomes famosos entre seus clientes. Ele também cria produtos exclusivos de design de interiores, de móveis e tecidos a acessórios e fragrâncias para casa de luxo sob sua marca Metropolitan Luxury. E compartilha seu amplo conhecimento de design por meio de sua revista semestral, Entourage e vários livros, incluindo o mais recente ‘Eric Kuster Interior Design’. Tudo isso, estabelece Eric Kuster: o guru do estilo de vida holístico, conhecido por produzir belos objetos e tecidos, ao lado do design de interiores puro e além.
2015 Entrevista com Eric Kuster
Seus interiores elegantes são uma mistura atraente de elementos clássicos e modernos e você desenvolve suas próprias coleções de tecidos e móveis para usar em seu trabalho. Onde você encontra inspiração e como se apresenta aos clientes?
“Viajando. Viajo muito para lugares lindos pelo mundo, então isso é uma grande inspiração. Outras referências vêm da TV e do cinema – sou obcecada pelo cinema britânico, principalmente dos anos 1960 e 1970 – o glamour de James Bond ou vibe retrô “Thunderbirds”. Também sou um grande fã de pesquisas na internet. Posso passar horas procurando exatamente a imagem certa no Pinterest ou até mesmo no Google. Claro que, como designer, sou uma pessoa muito visual, mas meus clientes também são e como diz o ditado ‘uma imagem vale mais que mil palavras.’ Se eu encontrar a inspiração certa, é fácil comunicar minha visão aos clientes. Fazemos moodboards, materiais boards e apresentações digitais. Mas uma das principais coisas para mim é fazer com que os clientes o estúdio porque muito do que faço é sobre os materiais e você realmente precisa vê-los e senti-los para obter uma verdadeira visão multissensorial do design final. falando de mármores e tecidos e madeiras, que você realmente tem que ver, sentir e experimentar. Em cada interior, é tudo uma questão de encontrar combinações perfeitas. Claro que a grande ideia precisa ser boa, mas todos os detalhes também. A mistura do masterplan e da execução final são igualmente importantes. s chamado de ‘designer de glamour’ por muitos anos, mas meu estilo agora evoluiu de acordo com meu rótulo ‘Metropolitan Luxury’. Ainda é luxuoso, mas menos pela fachada e mais por uma estética um pouco mais profunda.”
Sua criatividade e energia parecem ser quase ilimitadas. O que te motiva no seu dia a dia de trabalho?
“Eu amo meu trabalho, eu amo minha companhia. Claro que tenho dias bons e dias ruins, assim como todo mundo, mas na maioria das vezes é bom. Sempre depois de um dia ruim você tem um bom e os positivos superam os negativos dez vezes . Dito isso, o que me tira da cama na maioria das manhãs são os aviões. Muitas vezes tenho que acordar às 5h para pegar um voo às 7h. Isso acontece pelo menos três vezes por semana. Mas também quando estou na minha sede na Holanda ou em Londres ou na Alemanha, acordo cedo e trabalho até tarde. Sinto-me tão apaixonado pelo que faço. Não poderia viver este estilo de vida se não amasse o que faço. Trabalho cerca de 18 horas por dia , então seria impossível sem paixão. Se eu parasse de gostar do que faço, eu desistiria amanhã. A coisa realmente emocionante para mim agora é ver Eric Kuster se tornando uma marca. É aí que está meu foco. Quando viajo para Londres e ir aos estúdios de outros designers e ver meus livros; isso é incrível.”
Projetos
Residenciais
Comerciais
Iate